jueves, 29 de marzo de 2007

UM JOVEM PARA O NOSSO TEMPO


Existem pessoas que nunca chegam a ser jovens. Há outras que nunca deixam de o ser. Há pessoas que tal vez desde os quinze anos, vivem encerrados nas velhas tocas do medo e do egoísmo. Arrastam os pés como indecisos reformados. Nem têm sonhos nem caminham para horizontes em desafio, de ilusão e mudança. Não se interessam por nada. Parece como si estivessem molestos de tudo. Só alimentam-se com anúncio baratos da televisão e as faladurias dos vizinhos.
Há outras pessoas de muitos ou poucos anos, que nunca deixam de ser jovens. Poderão ter falecido há muitos anos, mas seguem-nos falando, desafiando, com os seus sonhos e as suas obras. VICENTE DE PAULO, por exemplo, é um dos homens mais jovens da história. A sua vida e a sua obra são um desafio, o seu espírito é uma enorme montanha de contagioso amor a ferver.
Ali está e ali segue como um gigante que nos convida a subir às suas obras e aos seus ombros, para ver a vida de outra maneira e para a viver em compromisso apaixonado.
Este livro de COLECÇÃO MISSÃO XXI é especial, é uma breve biografia de São Vicente de Paulo e está dedicado aos e às jovens que desejam conhece-lo e buscam um material acessível e de rápida leitura. Também está dedicado a quem fora dos anos da juventude, conserva o coração, os sonhos e o desejo de corajoso compromisso. Vicente de Paulo continua ser um modelo, um animador e um visionário também para os nossos dias. A sua forma de amar a Jesus Cristo e de amar às vítimas é totalmente actual e continua a dizer-nos: “vamos e ocupemo-nos com um amor novo no serviço dos pobres; busquemos inclusive até os mais pobres e abandonados. Reconheçamos diante de Deus que eles são os nossos amos e os nossos patrões e que somos indignos de lhe oferecer os nossos humildes serviços”. Ele, Vicente fê-lo assim. E não fala de teorias mas da pratica experimentada por ele mesmo.
Por ser só uma simples introdução biográfica, este livro não faz anotações referentes às datas e citas que aqui aparecem. Os jovens não têm à mão os muitos tomos de cartas e conferências de são Vicente. Mas quem chega a ama-lo buscam conhece-lo melhor para entrara a formar parte dos seus entusiasmados seguidores.
Jesus Cristo é o Missionário do Pai e nós estamos chamados a ser os missionários de Jesus Cristo. Os pobres esperam que nos ponhamos ao ser lado, mas têm muitas urgências . Poderemos atrasar para sempre a nossa resposta?

No hay comentarios: