jueves, 29 de marzo de 2007

9.2 ESTÃO DOENTES E COM FOME


Estamos ainda no ano de 1617, mas num outro cenário que já conhecemos, em Chatilhão-les-Dombes. É já o mês de Agosto, Domingo, dia 20. Uma elegante Senhora chamada Francisca Baschet, entra à sacristia antes dá Missa e lhe comunica ao Senhor Vicente que lá fora do povo há uma família na qual todos estão enfermos e desatendidos. O quê podemos fazer Senhor Vicente? O quê podemos fazer? Vicente Responde com que tem, com o seu amor e a sua palavra. E na homilia da missa, mexeu a compaixão dos ouvintes. Estes, só saíram, foram as suas casas a buscar ajudas e saem de imediato para socorrer à família enferma. Também vá Vicente e vê a procissão de ajudadores que vão e vêm, e vê e consola aos enfermos. No caminho Vicente reflecte e diz-se: Hoje tem recebido provisões de sobra, parte delas estropear-se-ão e amanhã estarão como antes. Quanta caridade, mas que mal organizada!” O quê podemos fazer?.
Três dias depois é 23 de Agosto de 1617 – O Senhor Vicente se reúne com um grupo de 12 Senhoras da população para dar resposta à pergunta. Vicente, atento tinha escutado a pergunta que Deus lhe fazia por meio deste acontecimento. E Vicente las convida a meter-se em um projecto apaixonante e perfeitamente organizado. Tratava-se de constituir uma nova associação para assistir aos pobres enfermos do lugar. O grupo de Voluntárias começaria ao dia seguinte. Em ordem, uma cada dia, acudiriam a visitar, alimentar e cuidar aos pobres enfermos. Francisca de Baschet e Carlota de Brie foram elegidas como animadoras do grupo.
Nascia a primeira das caridades que, com o tempo semeariam o solo francês de amor organizado em favor dos pobres. Alguns anos depois, em 1633, enraizadas nas caridades, nasceriam as filhas da caridade, obra grande e conjunta do Sr. Vicente e de Luisa de Marillac. E com elas e os missionários, nascia a obra das escolas populares, a atenção aos Galeotes, o cuidado das crianças abandonadas, os hospitais, a atenção aos soldados e feridos, a assistência aos enfermos dementes, as campanhas organizadas para socorrer às vítimas das continuas guerra e outros muitos trabalhos.

No hay comentarios: